Inclusão Social

Caroline Péres“O principal objetivo da Biblioteca Braille Norina Nowill é a socialização do deficiente visual, é o resgate da auto-estima e a participação do deficiente na sociedade. Aqui é um ambiente que está sempre de portas abertas para o deficiente visual estar entrando na sociedade”, afirmou Leonilde Fontes, coordenadora da biblioteca.

Dançar, cantar, brincar, sorrir, conversar, sair para passear, essas são uma das coisas que os deficientes visuais adoram, mas para que isso aconteça o apoio de voluntários é essencial. A biblioteca tem funcionários que são da Secretaria de Educação e de Cultura, mas devido ao pequeno número de funcionários, os voluntários são sempre bem-vindos. Para ser voluntário da biblioteca só basta ter disposição e força de vontade.

Voluntário, Cornélio Santos dá aulas de inglês para os deficientes visuais. Dedicando tempo e seu conhecimento para ajudar quem precisa. “Eu sou aposentado e essa foi à maneira que eu encontrei de passar o tempo”, explicou.

Dinorá Couto- Fundadora e voluntária

Dinorá Couto- Fundadora e voluntária

A Biblioteca Braille Norina Nowill, está em funcionamento há 13 anos, para a fundadora e voluntária, Dinorá Couto, o prazer de ver seu sonho foi realizado é super gratificante. “Notar que cada atividade que foi desenvolvida desde o início continua de vento em poupa e mais atividades nascem a cada dia, devido à variedade de leitores que comparecem, e a variedade de projetos que a biblioteca se envolve é muito satisfatório”, explica Dinorá.

 

 

Noeme Rocha, deficiente visual é fundadora e funcionária da biblioteca, mora sozinha, faz faculdade de psicologia, é cantora, compositora, escritora e conseguiu através das atividades desenvolvidas por Dinorá, superar todas as limitações. “Hoje eu vivo bem melhor”, afirmou a funcionária com um enorme sorriso no rosto.

SAIBA MAIS:

O que é Braille? / Entrevistas- aúdio / Conceitos / VídeosIndicações de sites / Galeria de fotos / ContatoEscolas Especiais para cegos / Alfabeto Braille

 

 

 

 

By: Carolynne Péres ®

Uma resposta to “Inclusão Social”

  1. Larissa Ribeiro Says:

    Nada como fuçar o blog alheio! Achei sua reportagem Carol!
    Parabéns pelo trabalho. Envie o link para a Dinorá! Com certeza ela vai gostar!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: