*Reportagem especial – Movimentos culturais dos anos 80

Introdução

Anos 80..marcado para sempre!
Anos 80..marcado para sempre!

 Música, desenhos, novelas, moda, seriados, games, política, esporte, cinema, cultura e economia. Uma época marcada de acontecimentos dos mais variados tipos.

Os anos 80, como ficou conhecido, marcou a vida de muita gente. A infância foi privilegiada por brinquedos, guloseimas e desenhos, quem viveu a infância naquela época, tem lembranças que jamais serão esquecidas. As propagandas eram as mais criativas e bem representadas. Para recordar fiz uma seleção de sites para reviver os anos 80. Clique aqui e veja

 economia em 1982, teve vantagens e desvantagens. Como ponto positivo, entrou em funcionamento a Usina hidrelétrica de Itaipu. Em compensação, foi criado o Plano Cruzado que visava reduzir a inflação, logo após o Plano Bresser. Mas, nada disso aconteceu. O Planos infelizmente não deu certo.

 Praça da Sé-Diretas Já

Praça da Sé-Diretas Já

 

Com relação a política, foi uma época turbulenta e de grandes acontecimentos, entre eles se destacam: a fundação do Partido dos trabalhadores -PT, a queda da ditadura militar, as Diretas Já, a eleição de Tancredo Neves, o governo de José Sarney, a constituição de 1988 e a eleição de Fernando Collor de Melo.

 Músicas invadiram os anos 80

Músicas invadiram os anos 80

As músicas arrebentaram, explodiram, estiveram em auge durante os anos 80. Sucessos foram descobertos, discos foram lançados. A explosão da mídia no período, principalmente a TV e o rádio, ajudaram na divulgação da música que se tornou rápida e eficaz, pois praticamente todas as pessoas possuíam pelo menos um receptor de Tv ou rádio. Um grande evento aconteceu durando as anos 80, o Rock in Rio, um evento que reuniu tendências musicais do mundo.

 

 Esportes brasileiros

Esportes brasileiros

Nos esportes, o Brasil não foi tão sucedido, principalmente no futebol, mas grandes talentos foram descobertos nas Olimpíadas.

O cinema teve sua consagração tendo Fernanda Torres no Festival de Cannes, sendo premiada como melhor atriz de 1986 pelo filme “eu sei que vou te amar”.   

O sucesso das telenovelas brasileiras crescia assustadamente, Xuxa e Vera Fischer conseguiram se consagrar estrelas da TV.

Agora deixe o seu comentário e responda a enquete.

                                  Quer saber minha opinião? Clique aqui

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: